Entidade responsável pelo projeto: Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental-GIS
Quais os parceiros envolvidos? Câmara Municipal de Braga
Destinatários do projeto: Pessoas com diagnóstico de doença mental a viver na comunidade.
Descrição do projeto:
Objectivos:
- Reduzir e prevenir o estigma relativo às doenças mentais;
- Melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com doença mental;
- Potenciar o desenvolvimento de competências motoras e sociais.
Atividades: Treinos semanais de 1 hora de futebol de 5 com 2 treinadores voluntários. Participação em campeonatos de futebol de 5, promovidos por instituições similares, ou participação em campeonatos amigáveis.
Local onde se realiza: Gabinete Integrado de Serviços em Saúde mental- GIS
De que forma este projeto potencia, a saúde e bem-estar mental e neurológico? A prática desportiva é apontada como um recurso na prevenção e na promoção da saúde mental quando aliado à intervenção farmacológica e psicoterapêutica. Está comprovado que a prática de desportos coletivos, nomeadamente de futebol, promove uma melhoria das competências sociais, aumento do bem-estar, da autoestima, da autoconfiança, do autoconceito e da capacidade de comunicação. Os momentos de lazer e participação social, permitindo maior contacto com a comunidade e potenciam o combate ao estigma.
Qual o acesso online? www.gis.org.pt Morada e contatos: Rua Bernardo Sequeira, nº10, 4710- 358 Braga | Telefone: 253 061 971 | Telemóvel:961687759 | Fax: 253 203 009 | gis.csbj@irmashospitaleiras.pt